Vozes de Esperança #05

Dom Jorge Ortiga, Eucaristia da Sexta-feira, III Semana da Quaresma

«Precisamos de compreender que no amor o que vale é amar»

Disse, na Eucaristia desta tarde, transmitida a partir do Paço, o Arcebispo Primaz de Braga. D. Jorge Ortiga teve palavras especiais para os jovens, a quem exortou a verem como amam e a verem o amor como vocação cristã. Para o prelado, o amor tem dois destinatários: Deus e o próximo; e tem também um caminho: primeiro tem que se dar, para receber; entendendo que, mesmo que não haja correspondência, deve continuar, gratuitamente, a amar. Outra ideia destacada pelo Arcebispo Primaz foi esta:«Não basta fazer as coisas por amor; é preciso ser amor para todos e cada um». «Ser amor -- explicou -- leva a intuir o que o outro necessita e não aquilo que a nossa sensibilidade imagina». Num apelo muito directo, do Arcebispo de Braga disse aos jovens:«A Igreja ama-vos; não tenhais medo de a amar». Se tal acontecer, concluiu, a Igreja renovar-se-á e a sociedade também.

(Resumo feito por Con. João Aguiar no seu Facebook)