top of page



BATISMO
Antes de mais, chama-se Baptismo por causa do rito central com que é celebrado: baptizar significa «imergir» na água. O que é baptizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como «nova criatura»(2 Cor 5,17). Chama-se também «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tit 3,5) e «iluminação», porque o baptizado se torna «filho da luz» (Ef 5, 8).
Marcar um batismo
1º
Vontade dos Pais
O batismo de uma criança deve ser pedido fruto da reflexão dos pais como sinal visível da vontade de transmitir a fé. Devem ser os pais (encarregados de educação) a pedir este importante sacramento com a consciência da missão que vão assumir.
2º
Indicações
Depois da reflexão dos pais e com a plena consciência da missão que nos batismo vão assumir - educar na fé - devem inteirar-se das indicações que a paróquia estabelece para que tudo seja realizado da melhor forma possível. Leia aqui as indicações paroquiais.
3º
Agendar
Depois de inteirados das indicações da paróquia devem passar no cartório paroquial para efectivar o agendamento e dar início ao processo conforme as indicações que lá receberem.
bottom of page