Sem título-1_Prancheta 1.png
Audiencia76.jpg
SYNODE__logo__BAT__CMJN_portugais__vectorise-04.png

Já temos a "Igreja Nova".
Este sínodo é a oportunidade para sonhar e construir uma Igreja renovada

"Iniciamos este caminho, somos chamados a tornar-nos peritos na arte do encontro; peritos, não na organização de eventos”, mas “na reserva de um tempo para encontrar o Senhor e favorecer o encontro entre nós".

12432668284_e72ae19511_z.jpeg

SYNODE__logo__BAT__CMJN_portugais__vectorise-02.png
SYNODE__logo__BAT__CMJN_portugais__vectorise_Plan de travail 1.png
Simposio20180904_3.JPG

Participar

Atreve-te a caminhar connosco.
Queremos a tua presença. Tenta a Sinodalidade!

Vamos começar

Quem nunca disse ou pensou que a Igreja está em crise e que precisa de mudar? Pois bem, quase todos os batizados e até não batizados o disseram ou, se não disseram, ao menos já o pensaram. Então, se tu tens uma ideia, uma opinião sobre algo que na Igreja não está bem e precisa de mudar, tens o direito e até o dever de o partilhar.

Tens também agora uma excelente oportunidade para isso com o Sínodo “Por uma Igreja Sinodal. Comunhão, Participação, Missão”.

Encontro Comunitário

Pode ver ou rever esse momento e inteirar-se das primeiras ideias para os próximos tempos pode assistir à gravação que fizemos desse momento:

Sobre Sinodalidade

Padre Tiago Freitas, formado em Teologia Pastoral fala-nos sobre sinodalidade.

Logótipo

O Logótipo do sínodo, por si só, deixa-nos uma primeira ideia do processo que sinodal. Veja:

Participar

Grupos Sinodais

"Participação, Comunhão e Missão" são os três grandes temas que este processo sinodal nos convida a reflectir. Dividimos estas três reflexões pelos nossos movimentos e grupos paroquiais. Consulte a agenda para saber quando se vão realizar os diferente encontros. Todos podem participar.

Quer formar um grupo sinodal?

Com os seus familiares, amigos e vizinhos pode formar um pequeno grupo sinodal. Será uma forma muito enriquecedora de contribuir para este processo. Contacte a paróquia para perceber como o pode fazer.

Todas as semanas, partindo da Palavra de Deus Dominical, lançamos uma pergunta para resposta individual e anónima. Veja a desta semana e dê a sua resposta.

Tenho dúvidas...

Se tem dúvidas sobre este importante caminho sinodal não hesite em as partilhar connosco. Coloque-as aqui:

Em Agenda

Vamos aqui disponibilizando os documentos relativos a este processo

Vademecum

Manual Oficial de Auscultação e Discernimento nas Igrejas Locais

Simpósio_Cadeiras20180905.JPG

Comunhão

Pela sua graciosa vontade, Deus reúne- nos como povos diversos de uma só fé, através da aliança que oferece ao seu povo. A comunhão que partilhamos encontra as suas raízes mais profundas no amor e na unidade da Trindade.

Participação

Um chamamento ao envolvimento de todos os que pertencem ao Povo de Deus – leigos, consagrados e ministros ordenados – para se empenharem no exercício de uma escuta profunda e respeitosa uns dos outros.

Missão

A Igreja existe para evangelizar. Nunca podemos estar centrados em nós mesmos. A nossa missão é testemunhar o amor de Deus no meio de toda a família humana. Este Processo Sinodal tem uma dimensão profundamente missionária.

Crianças

Proposta para um encontro sinodal com as Crianças

Jovens

Proposta de encontro sinodal com os Jovens