Aos pais e encarregados de educação
Um grande desafio da Catequese e que não devemos descurar ou deixar de perseguir é a melhor articulação possível entre a Família, a Catequese, a Eucaristia e a Comunidade. É uma verdadeira “quadratura do círculo”. Por isso, sintam-se na liberdade, enquanto primeiros educadores da fé, em serem protagonistas nesta articulação. A comunicação com a catequista é muito importante, e não só para justificar as faltas à catequese, mas sobretudo para acompanhar no caminho o crescimento do catequizando rumo à maturidade da fé.
Depois, não é coerente que quem pede a Catequese descure para si e para os seus a Eucaristia Dominical. A Santa Missa, para os catequizandos e suas famílias, não é facultativa nem descartável. Onde houver Missa após a Catequese, a participação nessa celebração é acessível e essencial. Onde e quando não houver Missa após a Catequese não deixe de se fazer o compromisso numa das várias Eucaristias celebradas na Paróquia.
Por nossa parte, contando com a vossa ajuda, queremos dinamizar a Eucaristia de modo a que seja suportável para os mais pequeninos e os pais não fiquem com a ideia de que as celebrações ordinárias são longas e semelhantes às celebrações mais solenes e festivas.

Também queremos convidar os Pais, sempre que possível, a tomarem parte e lugar na vida da Comunidade. De modo especial, os que puderem e quiserem apelamos a que aceitem o convite à formação cristã de adultos que avive a memória do que se recebeu e que o tempo já levou. Temos na Paróquia espaços e âmbitos de formação acessível que podem merecer a vossa atenção como o Grupo Bíblico, o Grupo Semeadores da Esperança, ou até mesmo a participação num Cursilho de Cristandade, ou eventualmente a querer saber mais sobre Curso Alpha, uma introdução prática à fé cristã.