top of page

Imagem Semana Santa 2019



O cristão encontra no Tempo da Quaresma uma preparação para a vivência profunda da Semana maior das suas vidas, Semana Santa, que por sua vez nos deixa agrafados ao grande mistério da vida de Cristo, morte e ressurreição.

Cada ano estes tempos, estas celebrações, estes mistérios parece que se repetem mas não, eles se atualizam e se tornam ainda mais presentes na nossa vida.

Cientes da importância de todas estas vivências, e num mundo onde a imagem tem a sua importância, pensamos na imagem para a Semana Santa 2019, Quaresma e solenidades Pascais, como uma mais-valia para a comunidade se identificar, no seu interior, e para se representar no exterior.

Símbolos

“O símbolo é a manifestação de uma ideia ou a expressão de um significado convencional que estabelece semelhança com esse significado.” Pretende também apresentar, representar, identificar, marcar e abrir algo ou alguém.

Sendo o centro de todos estes ministérios a pessoa de Jesus Cristo procuramos símbolos que o apresentassem, o representassem, que mostrassem a sua identidade e que sem serem totalitários abrissem a Sua pessoa a cada um de nós.



Coroa de Espinhos

A Coroa de Espinhos, é um dos símbolos escolhidos para a imagem deste ano. Sabemos que se trata de um dos objetos usados pelos soldados romanos para tortura e escárnio de Jesus, e que juntamente com o manto de púrpura, “vestiam” o Homem apresentado à multidão por Pilatos (Jo 19, 2-5).



XP

O cristograma XP, composto pelas duas primeiras letras gregas da palava xpistos, é o segundo símbolo escolhido para esta imagem. Este símbolo de Cristos foi usado pelos primeiros cristãos como forma secreta para se identificarem ou identificarem os seus lugares de culto/encontro. Torna-se mais “oficial” com o Imperador Constantino (séc. IV) que antes de uma batalha teve uma visão deste monograma (XP sobrepostos) e ouviu uma voz que lhe disse: “Por este sinal vencerás” (do latim: “In hoc signo vinces”). Constantino mandou colocar o símbolo nos seus escudos e lábaros e conquistou a famosa batalha na Ponte Mílvia.

Desde aí que este monograma representa o próprio Cristo e a nossa imagem para a Semana Santa assume essa função de nos apresentar a figura central de todos estes mistérios: Jesus Cristo.


216 visualizações
bottom of page