top of page

Testemunho Alpha

O curso Alpha, foi um conjunto de momentos, marcados pela amizade desinteressada e descomprometida, pela partilha, pela reflexão, pela conversa boa!


Olá a todos!

O meu nome é Carla, participei no primeiro curso Alpha, que decorreu em Fafe, durante os meses de outubro a dezembro, e fui desafiada a deixar-vos um testemunho, sobre a minha experiência enquanto participante.

Confesso que escrevi este texto, apaguei, voltei a escrever e senti-me em pânico!! Sim, leram bem, em pânico!!! E não estou a exagerar!

Sabem, eu queria transmitir, genuinamente, os variados sentimentos que me foram invadindo durante todas as sessões. Queria que as pessoas, conseguissem através deste texto, sentir o quão foi para mim importante, o curso Alpha.

Muitos devem estar perdidos neste meu raciocino e a perguntar que curso é este? Para que serve!? Foi importante porquê!?

E sem frases feitas, ou junção de palavras bonitas, começo por vos dizer, que para mim, o curso Alpha, foi um conjunto de momentos, marcados pela amizade desinteressada e descomprometida, pela partilha, pela reflexão, pela conversa boa! Apesar da sua orientação, ser essencialmente religiosa, o objetivo é que todos tenham voz! Todas as opiniões são acolhidas, aceites e respeitadas!

De facto, integrei um grupo heterogéneo, composto por aqueles que acreditam sem questionar e se assumem cristãos, e por aqueles que, questionam, duvidam e desconhecem o verdadeiro significado desta palavra! Esta heterogeneidade tornou a experiência ainda mais desafiante!

No final de cada sessão, depois de termos debatido em grupo, um determinado tema, dava por mim, numa atitude introspetiva, a retirar o melhor de cada partilha, e aplicar na prática esse melhor, na minha própria vida, na forma como me relaciono com o outro!

Para além disso, apesar de me considerar cristã e praticante, quanto baste, percebi e experienciei, de forma diferente, o poder da oração!

Percebi que num mundo, cada vez mais exigente, onde o tempo escasseia, são úteis estes ensinamentos, simples na forma, mas ricos no conteúdo, que nos dão a oportunidade de explorar o sentido da vida! Que nos dão a oportunidade de libertar toda aquela bagagem pesada, que muitos de nós carrega, e nos mostra e ensina de uma forma informal e descontraída, quer através da fé, da oração, do cuidado com o próximo, que somos amados e que podemos fazer da nossa vida e para a nossa vida, mais e melhor.

Para terminar e porque escrevo, na mesma medida que falo, (que é MUITO), fica para refletirem uma frase, que muitos já leram ou ouviram:

Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.” Platão.

Portanto a todos deixo o meu convite!!

Movam-se!! Tentem Alpha!!


Carla Moreira

82 visualizações
bottom of page