Semana Santa 2023

Consulte a programação da Semana Santa para este ano de 2 a 9 de Abril

Domingo de Ramos

Bênção, Procissão e Eucaristia

É o pórtico da Semana Santa. A Igreja comemora a entrada de Jesus em Jerusalém para consumar o mistério pascal. É uma entrada que prefigura e preludia a sua entrada, pela Ressurreição gloriosa, na Jerusalém celeste. Jesus quis chegar ao triunfo passando pela Paixão e Morte. Por isso se lê neste dia o Evangelho da Paixão, convidando os fiéis a contemplar Jesus.

08h – Igreja Matriz (Bênção dos Ramos no adro da Igreja)

09h – Igreja de Fornelos (Bênção dos Ramos junto ao Cruzeiro)

09h – Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Bênção dos Ramos no adro da Igreja)

10h30 – Igreja Nova de São José (Bênção dos Ramos no Jardim do Calvário) *

11h30 – Igreja Matriz (Bênção dos Ramos no adro da Igreja)15

19h – Igreja Nova de São José (Bênção dos Ramos no adro da Igreja)

*Esta Eucaristia começará 15 minutos mais cedo, por causa da Procissão dos Ramos.

Segunda-feira Santa

Celebração da Via-Sacra Interparoquial | 21h

Começa junto à Igreja de Fornelos e fará o caminho até ao Largo 1º de Dezembro, em Fafe, onde termina. A meditação dos Passos da Via Sacra – o caminho sagrado de Jesus – será feita pelos grupos de ambas as Paróquias, entre palavras e sobretudo silêncios.

Terça-feira Santa

Celebração do Sacramento da Reconciliação

Fornelos: 17h às 18h

Concerto Coral | 21h30

Igreja Matriz

Concerto Sacro “Crucifixus”, pela Associação Vox Angelis, em parceria com o Município de Fafe, na Igreja Matriz.

Quarta-feira Santa

Celebração do Sacramento da Reconciliação

Fafe: 09h -10h30 e 21h -22h

TRÍDUO PASCAL

Quinta-feira Santa

Eucaristia da Ceia do Senhor e Lava-pés

Igreja Nova de São José

Igreja Paroquial Fornelos

Esta é a memória por excelência da Última Ceia de Jesus com os Apóstolos, na qual, estando à mesa, Jesus lhes lavou os pés, em sinal de humildade e de serviço.

Sexta-feira Santa

Celebração da Paixão do Senhor

15h - Igreja Nova de São José

18h30 - Igreja Paroquial Fornelos

Nesta celebração litúrgica celebra-se o mistério da Morte de Jesus. Não há missa neste dia, mas a Igreja une-se em oração.

Procissão do Enterro do Senhor | 21h15

Saída da Igreja Matriz em direção à Igreja Nova.

Esta solene manifestação pública recorda a morte e a deposição de Jesus. O esquife com o Senhor morto que percorre as ruas da cidade em silêncio, em sinal de luto, é o centro desta procissão dolente.

Sábado Santo

Solene Vigília Pascal

21h15 - Igreja Nova de São José

21h15 - Igreja Paroquial Fornelos

Mãe de todas as vigílias, para esta celebração convergem todas as celebrações do Ano Litúrgico. É uma celebração soleníssima e simbolicamente muito rica, composta por quatro partes: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Desta celebração, a primeira do Dia da Páscoa, se enviam os compassos da Visita Pascal.

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

Eucaristias

08h – Igreja do Sagrado Coração de Jesus

08h – Igreja Matriz

12h – Igreja Matriz

19h – Igreja Nova de São José

19h – Igreja Paroquial de Fornelos

Visita Pascal

Os compassos pascais são o prolongamento da alegria da Páscoa. Percorrem as ruas e as casas das famílias que partilham da mesma fé em Cristo Vivo e Ressuscitado.

Fafe

09h – Início da Visita Pascal na Paróquia de Fafe

18h – Concentração dos Compassos de Fafe junto à Igreja Matriz e Procissão para a Igreja Nova de São José

Fornelos