Semana dos Seminários

31 de Outubro a 7 de Novembro

A Semana dos Seminários tem a cada ano o objectivo de colocar a Igreja, cada comunidade em particular, a falar e a rezar por estas casas que como nos diz Dom António Augusto, Bispo de Vila Real e Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, "são instituições marcantes em cada diocese. São lugares que evocam memórias únicas, momentos e vivências inesquecíveis do percurso pessoal e da história das Igrejas locais." O tema escolhido para este ano, do evangelho de São Marcos, aponta claramente para a necessidade de estar o mais próximo possível de Cristo, para que Ele depois possa enviar a proclamar. Os seminários, como 'aliados' das familias e das comunidades, procuram proporcionar esta intimidade com Cristo que é alimento para uma missão que se abraça. Procuremos durante esta semana falar em família sobre os Seminários, rezando por estas casas, seus seminaristas e formadores. Sabemos que esta é uma bela e simples forma de 'fazer pastoral vocacional'.

Seminário Maior:44
Seminário Menor: 13
Seminaristas  Fafenses: 5

ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS

Senhor Jesus, a Tua Igreja, em Sínodo, dirige o olhar para os adolescentes e jovens. Pedimos-Te que lhes concedas a coragem decidida de contemplar as realidades mais belas e mais profundas da vida e de conservar sempre um coração livre. Ajuda-os a responder ao chamamento que Tu diriges a cada um deles, conscientes de que os chamas para permanecerem Contigo e serem sempre enviados. Senhor Jesus, rogamos-Te que concedas aos seminaristas amor à vocação e a graça do compromisso de fidelidade ao Evangelho. Senhor Jesus, ilumina, com os dons do Espírito Santo, os formadores, recompensa e abençoa os benfeitores, ampara o nosso Bispo e os nossos padres, para que sejam sempre fiéis ao dom do seu sacerdócio. Como Igreja, em Sínodo, nós Te rogamos que concedas às famílias a ousadia de Te proporem como caminho, verdade e vida. Senhor Jesus, com a intercessão e amparo de Maria e de José, continua a oferecer à Igreja vocações sacerdotais fiéis, felizes e fiáveis e faz dos nossos seminários comunidades de discípulos, onde se vive a comunhão, a participação e a missão. Ámen!