Semana das Vocações

57º dia de Oração pelas Vocações- 3 de maio

26 de Abril a 3 de Maio 2020

«As palavras da vocação»

«Queira eu o que Deus quer»

O agora de Deus é um tempo sempre inesperado e desafiante que leva cada homem e cada mulher a deixar-se tocar pela voz que lhe sussurra ao coração: a voz de Deus. Sim, Ele chamou e continua a chamar por nós, ainda que os nossos olhos sejam incapazes de o reconhecer e os nossos ouvidos de o escutar.

Nem sempre os planos de Deus são os planos do Homem, e traçar caminhos ou tomar grandes decisões de vida talvez sejam alguns dos maiores e mais difíceis desafios, tal como afirma o Papa Francisco na sua mensagem para esta 57º Semana de Oração pelas Vocações: «Navegar pela rota certa não é uma tarefa confiada só aos nossos esforços, nem depende apenas dos percursos que escolhemos fazer». A vocação é, portanto, mais que uma escolha ou decisão, é um chamamento que faz de nós um caminho aberto e comprometido.

Deste modo, a vocação firma-se em três pilares que considero fundamentais: a confiança, a disponibilidade e a generosidade. Ora, só caminha realmente seguro quem o faz com confiança, só percebe a vontade de Deus quem está verdadeiramente disponível ao seu inesperado convite e só experimenta plenamente o seu amor quem vive generosamente para o outro.

Assim, nesta Semana de Oração pelas Vocações somos convidados a rezar por todas as vocações, mas também a discernir qual o projeto a que somos chamados como tão bem nos recorda este conhecido refrão:

«Mas que descanso é viver a morrer todos os dias Por ir contra o próprio querer, A esquecer o que se queria e querer O que Deus quer»

Bruno Pinto,Seminarista 1º Ano Teologia

ORAÇÃO
Vem, Senhor Jesus,
verdadeiro Filho de Deus,
bom e belo Pastor,
caminha hoje sobre as águas
que agitam o nosso mundo atribulado.
Abre os nossos ouvidos
e o nosso coração
à Tua voz que acalma, chama e envia.
Dá firmeza ao nosso caminhar,
infunde em nós a Tua coragem,
ensina-nos a reconhecer em cada dificuldade,
em cada momento de dor ou de incerteza,
a Tua presença que dissipa todo o medo.
Sobe para a barca da nossa vida
para seres o dono do leme,
pois seguros navegamos
sempre que estás no meio de nós.
Aceita a nossa gratidão e o nosso louvor,
Senhor Jesus, verdadeiro Filho de Deus,
Bom e belo Pastor. Ámen!

Consulte todos os subsídios disponíveis, preparados para esta semana: