Santa Maria Mãe de Deus

O ano de 2024 começa por pedir Paz sobre o olhar doce de Santa Maria, a Mãe de Deus. Vamos conhecer hoje o Cardeal Nguyễn Văn Thuận.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.

Eu sou o Cardeal Nguyễn Văn Thuận, nasci no Vietnam, em 1928. Desde jovem senti o chamamento de Deus, tendo sido ordenado sacerdote em 1953 e, em 1967, nomeado Bispo Auxiliar de Saigon. No entanto, a alegria da minha nomeação foi seguida pelo sofrimento. Em 1975 fui capturado e detido pelo regime comunista. Estive 13 anos em prisão, 9 deles em isolamento. Foi um tempo de profunda introspeção e confiança total em Deus. Celebrava a Eucaristia secretamente, encontrando em Cristo uma companhia constante. Escrevi reflexões e poesias, testemunhando a força do amor de Deus, mesmo nas circunstâncias mais adversas. Em 1988 fui libertado e exilado e continuei a servir a Igreja, tendo sido nomeado Cardeal em 2001 e, em 2007, fui beatificado pelo Papa Bento XVI.

Desejo que minha história inspire todos a confiarem plenamente em Deus, mesmo nos momentos mais sombrios, e que o amor e a esperança sejam sempre o caminho para a paz.

Em tempos onde os conflitos armados são bastante visíveis e intensos contruir a paz é um imperativo para todos. Procura saudar todos os que encontrares desejando “a paz de Cristo”.