Sagrada Família de Jesus, Maria e José

Caminhamos em tempo de Natal e hoje olhamos para o presépio e contemplamos a Sagrada Família. Raïssa e Jacques Maritain foram também um casal com um belo projeto familiar.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor. Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia, tornava-se robusto e enchia-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.

Eu sou Raïssa Maritain, nasci em Restov em 1883. Desde cedo senti a presença de Deus na minha vida. Em 1904, mudei-me para Paris, onde conheci Jacques Maritain, o meu amado esposo. Juntos, exploramos a nossa fé cristã o que nos guiou a realizar um projeto de vida baseado na reflexão e no serviço. Juntos, procuramos harmonizar a razão e a fé, acreditando que ambas são fontes de verdade e iluminação. Em 1938, converti-me ao Catolicismo, um marco fundamental da minha caminhada espiritual. A fé tornou-se não apenas um alicerce, mas também uma fonte de inspiração e consolo em tempos de desafio. Juntos fomos testemunhas do impacto da Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, do renascimento da Europa. A nossa vida foi sem dúvida um testemunho da importância de uma sociedade baseada nos princípios cristãos de dignidade humana e justiça. Desejamos que o nosso legado continue a inspirar gerações a abraçar a fé de maneira intelectualmente vigorosa e compassiva.

A família é base de toda a comunidade, é um dos grandes projetos de Deus para o Homem. Reescreve a árvore genológica da tua família. Usa a noite de passagem de ano para o fazer em família.