Procissão dos Passos

As ruas da nossa cidade encheram-se para meditar na Paixão de Jesus

As ruas da cidade de Fafe encheram-se de devotos que assistiram à Procissão dos Santos Passos, levada a cabo pela Paróquia de Santa Eulália de Fafe e na qual participaram centenas de figurantes e voluntários. Depois da interrupção forçada pela pandemia nos últimos dois anos, esta catequese típica do tempo quaresmal percorreu o itinerário previsto no centro da cidade, entre as igrejas Matriz e S. José, onde decorrem os três sermões proferidos pelo padre passionista Nuno Ventura. Uma das novidades introduzidas foi um quadro alusivo à paz, composto por 44 jovens que envergaram uma t-shirt com a inscrição “por 1 milhão de ucranianos. O quadro que abriu com quatro pessoas que envergavam vestidos com as cores da bandeira ucraniana e símbolos alusivos à paz, pretendeu evocar o sofrimento dos 44 milhões de habitantes da Ucrânia que enfrentam, por estes dias, a invasão perpetrada pela Rússia. Os movimentos e grupos de catequese de Fafe e de Fornelos, os escuteiros das duas paróquias, dezenas de voluntários dos movimentos de apostolado, os elementos da Confraria do Santíssimo Sacramento assumiram a organização desta procissão cheia de simbolismo e riqueza espiritual que, felizmente, voltou a acontecer. A fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Fafe e a Banda de Golães também emprestaram o seu brilho para esta sentida manifestação de fé.

Fotos: Cláudia Daniela