Logótipo do Centro Pastoral Santa Eulália

A permuta assinada entre a Paróquia de Santa Eulália de Fafe e o Município de Fafe, permite agora à nossa comunidade paroquial apresentar um local digno de se chamar Centro Pastoral. Queremos que este espaço, que anteriormente era uma escola [Escola da Matriz ou P3], seja realmente, não o único, mas o centro da nossa atividade pastoral na cidade de Fafe.

Com a necessidade de encontramos um nome para este local facilmente percebemos que aqui estaria uma bela oportunidade para “honrar” a nossa padroeira Santa Eulália. Por isto decidimos dar a este novo espaço o nome de Centro Pastoral Santa Eulália.

O segundo passo foi encontrar uma imagem que apresente e represente este espaço. Dois aspetos eram imprescindíveis que figurassem no logotipo: a referência a Santa Eulália e à Igreja Matriz, dada a sua proximidade.

Assim encontramos a palma, a vermelho, símbolo da glória do Martírio de Santa Eulália, nos primeiros séculos do cristianismo com as perseguições de Diocleciano.

Por seu lado a Igreja Matriz de Fafe fica representada neste logotipo pela sua Cruz Papal, com três braços horizontais, simbolizando a dimensão divina, eclesial e humana. A Igreja Matriz de Fafe goza do privilégio de poder erguer na sua fachada esta cruz por permissão papal, numa bula dirigida a esta Igreja em particular.

Assim chegamos ao logotipo que queremos que apresente e represente este importante espaço para a ação evangelizadora da nossa paróquia.