Ir à Missa

Eucaristia com presença de fiéis a 30 de Maio

É na grande solenidade do Pentecostes que retomamos o culto público nas nossas igrejas, a partir de 30 de Maio. Para isso, já demos a conhecer algumas das necessárias mudanças que terão de ser observadas por todos nós com responsabilidade. Como dissemos, para sermos verdadeira comunidade teremos de conjugar bem compreensão e colaboração. São os nossos três C’s que não podemos esquecer.

Também dissemos e reforçamos que estas orientações que dimanam das dos nossos Bispos, e não só, serão objecto de avaliação, com a evolução do cenário da pandemia. Por agora, parece-nos sensato e prudente todo o zelo pela salvaguarda da saúde pública nas nossas igrejas, para a segurança de todos.

O uso obrigatório de máscara no interior das igrejas, a limitação da lotação dos templos e a inscrição prévia para as missas dominicais e feriais são medidas já anunciadas que convém assimilar. Mas não é tudo. Depois de termos dado conta das missas que iremos celebrar na nossa Paróquia nesta fase, com as alterações já conhecidas, estamos em condições de anunciar que as nossas igrejas, a partir do dia 30 de Maio, irão abrir 30 minutos antes de cada celebração eucarística, sabendo que a entrada é controlada e só a inscrição prévia garante lugar na assembleia.

Para a oração individual teremos um novo horário de abertura da Igreja Nova e da Igreja Matriz, adaptado às contingências e mais reduzido. Assim sendo, a Igreja Nova abrirá, de segunda a sexta entre as 9h30 e as 10h e entre as 14h30 e as 15h30. Ao sábado abrirá das 9h às 11h30. Por sua vez, a Igreja Matriz abrirá, de segunda a sexta, entre as 11h e as 12h30. Ao sábado abrirá das 9h às 11h30. Para a entrada nestes horários haverá também a devida sinalética e orientação que deve ser respeitada por todos.

Inscrições

Para garantir o distanciamento nas igrejas dentro da lotação estabelecida, reforçamos a obrigatoriedade da inscrição para todas as celebrações dominicais ou feriais.

Queremos informar que as inscrições abrirão todas as segundas-feiras para um período de 7 dias, entre o sábado e a sexta-feira seguintes.

Não havendo requisitos prévios, e com o intuito de dar possibilidade a todos os que tenham intenção de participar na Santa Missa, reforçamos os apelos referentes às pessoas com doenças crónicas e do grupo de risco. Mais informamos que estaremos atentos à possibilidade de uma pessoa se inscrever várias vezes em vários dias seguidos e com isso tirar vez a outros paroquianos que queiram e ainda não tenham conseguido participar na Santa Missa.

Pela Internet

Com o preenchimento de um formulário Google, disponível no site www.paroquiadefafe.com e partilhado no Facebook, com nome, contacto e paróquia. Ao submeter a inscrição fica logo a saber se ter lugar na celebração pretendida. Será lançado um formulário para cada dia com as missas previstas.

Pelo Telefone

Com a colaboração de alguns jovens da paróquia, a inscrição também pode ser feita por telefone, sendo pedidos os mesmos dados da inscrição pela internet. Cada telefonema permite inscrever um máximo de 4 pessoas/familiares que residam na mesma casa.

Os horários e respetivos números a contactar para fazer a inscrição:

Segundas e terças-feiras

968 109 282 | 912 832 676 | 927 481 781

14h - 15h

916 026 867 | 912 832 676

17h - 18h

21h - 22h

916 935 118 | 935 965 306

Quartas-feiras

253 599 316 | 927 481 781 | 927 201 816

Quintas-feiras

253 599 316 | 927 201 816

Outras mudanças na vida paroquial...

Casamentos e batizados

Estes sacramentos poderão ser celebrados, salvaguardando-se o cumprimento das orientações eclesiásticas e das directrizes da DGS, aplicando-se as mesmas medidas gerais. Quem tenha alguma marcação feita na Paróquia entre em contacto com os Párocos

Confissões

Para a celebração do Sacramento da Reconciliação recomendamos que os fiéis possam articular telefonicamente com os Párocos, a fim de se salvaguardarem as condições indispensáveis para a segurança de fiéis e de ministro e, sobretudo, para a dignidade do Sacramento.

Funerais

A partir do dia 30 de Maio, a celebração dos funerais passará a ser feita com Missa na Igreja Matriz apenas com os familiares. Obviamente, a limitação da lotação e as restantes medidas terão de ser observadas, quer na Missa, quer na Capela Mortuária. Não haverá funerais aos domingos.

Cartório

O atendimento presencial no Cartório Paroquial é possível mediante marcação prévia, por telefone, com os Párocos, respeitando-se igualmente as medidas de proteção e segurança, como o distanciamento físico e a utilização de máscara.

2.123 visualizações