Fafe e Fornelos iniciaram em conjunto o processo sinodal

Iniciamos o nosso processo sinodal num encontro interparoquial que decorreu na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na fria noite desta sexta-feira, dia 21 de Janeiro. O encontro congregou algumas dezenas de pessoas da Paróquia de Fafe e de Fornelos e serviu para explicar o que nos propõe a Igreja, por meio do Papa Francisco, neste processo que decorre até 2023.


Iniciamos com um momento forte de louvor e oração, dinamizado pela equipa organizadora, que recentemente participou no Curso Alpha. Com as músicas de louvor não esquecemos a oração pelo Sínodo rezada por todos.


Seguiu-se a explicação assertiva mas não maçuda do que significa “caminhar juntos à luz do Espírito” para chegar a considerar o tema, a questão central e também atitudes a cultivar e armadilhas a evitar neste processo.


Com esta base feita explicou-se o próximo passo: a criação de grupos sinodais, a partir dos grupos e movimentos já existentes mas não só, sem esquecer o envolvimento das crianças, adolescentes e dos jovens da catequese, assim como os que não pertencendo a qualquer grupo ou até estejam mais afastados da Igreja queiram individualmente participar neste processo e contribuir com a sua voz para a reflexão. Todo o material que guiará os grupos sinodais está em fase de adaptação e chegará a todos os envolvidos neste processo em encontros que decorrerão nos próximos dias seja no Conselho Pastoral de Fafe (dia 28 de Janeiro) e seja na reunião de grupos de movimentos de Fornelos (dia 1 de Fevereiro).


Respondidas algumas dúvidas e tendo-se clarificado alguns aspetos, o encontro terminou com outro breve momento de louvor e com uma simbólica oferta a cada um para o caminho.


https://www.paroquiadefafe.com/sinodo



404 visualizações