Dia de Todos os Santos

Atualizado: 30 de Out de 2020


Queremos que o dia de Todos os Santos em ano de pandemia seja um dia intenso de oração, eucarística primeiramente, mas não só. Para isso teremos as normais Eucaristias dominicais da Paróquia às quais acrescentamos mais uma que celebraremos às 15h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.


Vamos disponibilizar um guia com várias orações para estes momentos. Sabemos que são dias com uma indiscutível carga simbólica, humana e religiosa, e por isso exortamos a que sejam vividos com responsabilidade, verdade e com intensidade. Para a visita ao Cemitério que, tal como o Município de Fafe já anunciou, estará aberto com várias regras, disponibilizámos um guia de oração individual em texto e num podcast para descarregar/ouvir no o telemóvel. Além disso, e porque pode e deve ter lugar, apresentamos uma oração para a família para fazer em casa.


Sobre a tradição da ida ao cemitério nestes dias, e atendendo à circunstância pandémica, queremos dizer que ela não é obrigatória e que deve ser feita com muita responsabilidade. Por isso, quem assim possa, procure evitar sobretudo o fim de semana. Não esqueçamos, como nos lembra o Sr. Arcebispo, na nota para este dia, que todo o mês de Novembro é Mês das Almas e pode ficar para o decurso do mês essa visita ao cemitério.



Para rezar em Família:
Todos os santos - família (salasianos)
.
Download • 1.23MB

Para ouvir/rezar:

podcast


Para rezar individualmente:
Todos os Santos - Oração Individual
.
Download • 604KB


Guia de oração individual


Sinal da Cruz

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

[Breve pausa/silêncio]


Lucernário

[Acender uma vela e rezar]


Senhor Jesus ressuscitado, junto à sepultura dos nossos familiares, acendemos esta chama, símbolo do teu corpo glorioso e Vivo. Que o esplendor desta luz ilumine a nossa tristeza e alumie o nosso caminho de esperança, até sermos acolhidos por Ti, no teu Reino de Paz e Luz. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

Ámen.


[Breve pausa/silêncio]


Salmo 27

O Senhor é minha luz e salvação: a quem temerei? O Senhor é protetor da minha vida: de quem hei de ter medo?


Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio: habitar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do Senhor e visitar o seu santuário.


Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica, tende compaixão de mim e atendei-me. A vossa face, Senhor, eu procuro: não escondais de mim o vosso rosto.


Espero vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Confia no Senhor, sê forte. Tem coragem e confia no Senhor.


[Breve pausa/silêncio]

Leitura (Job 19, 1.23.27a)

Job tomou a palavra e disse: “Quem dera que as minhas palavras fossem escritas num livro, ou gravadas em bronze com estilete de ferro, ou esculpidas em pedra para sempre! Eu sei que o meu Redentor está vivo e no último dia Se levantará sobre a terra. Revestido da minha pele, estarei de pé; na minha carne verei a Deus. Eu próprio O verei, meus olhos O hão de contemplar”.


[Breve pausa/silêncio]

Responsório

- Abriste, Senhor, as portas do céu, visitaste os que morreram e fizeste brilhar para eles a luz do teu rosto.

- Vinde, Senhor; dai-nos a alegria da Salvação!

- Deste aos defuntos a vida eterna e fizeste-os passar da escuridão da mote para a tua luz admirável.

- Vinde, Senhor; dai-nos a alegria da Salvação!

- Ouviste as suas vozes, que clamavam: vinde salvar-nos, Senhor Jesus Cristo!

- Vinde, Senhor; dai-nos a alegria da Salvação!


[Breve pausa/silêncio]


Pai-Nosso...


Responsório

Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso Entre os esplendores da luz perpétua. Descansem em paz. Ámen


Bênção

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Ámen.

558 visualizações
LINKS ÚTEIS
CONTACTOS

Residência Paroquial

Rua Dr. Maximino de Matos

Apartado 16

4820-255 Fafe

92 720 18 16

92 748 17 81

NAS REDES SOCIAIS
  • Facebook Social Icon