Celebrações Pascais

Gratidão

Passada a Semana Santa e sobretudo o Tríduo Pascal na nossa cidade de Fafe queremos agradecer e felicitar toda a Comunidade Paroquial pela forma exemplar como participou e testemunhou a sua fé na vivência destes que são os mistérios centrais de todo o ano litúrgico e o coração da fé católica.

Após darmos início esta Semana com a liturgia própria do Domingo de Ramos, a celebração da Via-Sacra Interparoquial, na segunda-feira, dia 15, voltou a unir na oração as Comunidades de Fafe e de Fornelos, numa caminhada de reflexão assente na meditação das estações da Paixão do Senhor. Belo caminho percorrido em comunhão que foi muito bem participado.

A quarta-feira é, de há muito, dia da Reconciliação. Foram muitos os que quiseram deslocar-se à Igreja de São José para celebrar a Penitência e preparar o coração para a celebração do Tríduo Pascal.

Na Quinta-feira Santa, iniciando o Tríduo Pascal, celebramos a Eucaristia por excelência, comemorando e atualizando a Última Ceia de Jesus com os seus Apóstolos, vincada com o gesto profundamente expressivo do Lava-pés. Significativa a presença dos nossos acólitos que servem Jesus Eucaristia e dos meninos e meninas do 3o ano que irão celebrar a Primeira Comunhão.

Na Sexta-feira Santa, com todo o respeito e silêncio, meditamos na Paixão e Morte de Jesus, escutando a narração da sua Paixão, e adorando profundamente a Cruz, símbolo máximo do amor de Deus por cada um de nós. À noite, com a Procissão do Enterro do Senhor pelas ruas da nossa cidade, revivemos o cortejo fúnebre de Jesus até ao sepulcro, permanecendo aí na orante expectativa de Sábado Santo.

Na Vigília Pascal, na Noite Santa, celebramos a “maior de todas as vigílias” com a solenidade que ela exige, começando o anúncio feliz da Ressurreição. Esse anúncio teve a sua máxima expressão na Visita Pascal, que marcou o Domingo de Páscoa. Ecoou por todas as ruas da nossa Paróquia, em 42 compassos, e teve um reflexo expoente no belíssimo “Cortejo Pascal”, qual Procissão de Ressurreição, que, saindo da Igreja Matriz, terminou numa Igreja Nova repleta de cristãos para celebrarem com toda a alegria a Eucaristia Solene da Ressurreição de Jesus.

Agradecemos a todos os paroquianos sem excepção a forma como participaram nestes momentos. São ocasiões como estas que nos fazem exultar de alegria em Deus e caminhar ainda mais unidos. Fica expresso, igualmente, o nosso agradecimento a todos os que participaram no Anúncio Pascal; a todos os que abriram as portas das suas casas (e corações) a Cristo Ressuscitado e, por fim, a todos os que colaboraram com as suas ofertas. Que o Bom Deus a todos retribua cem por um (Mt 13, 1-8).

Fotos: Notícias de Fafe