Catequese Paroquial 2019-2020

Semear Esperança: a nossa missão!



A Catequese é um elemento estrutural e estruturante de uma comunidade cristã. Daí deriva a necessidade de todos nos envolvermos responsavelmente neste meio de evangelização dos mais novos (crianças, adolescentes e jovens).

Felizmente, temos sabido ao longo dos últimos anos empenhar-nos neste processo de evangelização que nos exige uma renovação constante e uma conversão permanente e discernida, para que toda a Catequese atinja a sua primeira e primordial finalidade: levar cada um ao encontro com Jesus Cristo, morto e ressuscitado.

Posto isto, mediante as avaliações e reflexões de pais, catequistas e párocos, para dar melhor resposta às dificuldades sentidas por tantas famílias e para potenciarmos qualitativamente as nossas sessões de catequese, iremos promover este ano algumas simples alterações que também são consequência positiva da melhoria de instalações físicas que, sobretudo, o Centro Pastoral de Santa Eulália, recentemente benzido e inaugurado, junto à Igreja Matriz, nos proporciona.

Assim sendo, este ano estamos decididos e apostados a colocar em funcionamento um Centro de Catequese durante a Semana, para alguns anos, que se vem juntar aos centros já existentes ao Sábado – Centro Manhã, Centro Tarde, Sagrado Coração de Jesus, Granja e Cisterna. Esta aposta vem possibilitar que os meninos e meninas que têm inúmeras atividades aos sábados encontrem neste Centro Semana uma alternativa ajustada e facilitadora. Também permitirá que muitos dos que não frequentam a catequese por impossibilidade do dia (sábado) possam ter durante a semana uma alternativa real e possível.

Esta introdução não é a única mudança. Depois de analisarmos a realidade da catequese ao nível da adolescência, na qual, infelizmente, ainda se regista uma quebra muito significativa, que queremos inverter, estamos apostados na criação de grupos mais coesos, nos quais os catequistas tenham melhores condições de propor aos adolescentes um percurso motivador de aprofundamento da fé, de descoberta do lugar na Igreja e no Mundo, ao mesmo tempo que se vão preparando para o Sacramento da Confirmação, que se celebra após o 10º ano da Catequese.

Isto traduz-se pelo melhor ajuste de número de adolescentes por grupo de Catequese. Esta medida só se conseguirá disponibilizando menos grupos para a adolescência e para tal encerraremos alguns anos em alguns centros, conjugando melhor a catequese de adolescência no conjunto paroquial. O intuito final é o melhor: que catequistas e adolescentes se sintam mais motivados na Catequese. Claro que não pretendemos que nenhum adolescente ou jovem a deixe de frequentar, antes pelo contrário: queremos que os que frequentam o façam com a máxima alegria, motivação e interesse e isso permita que os que não frequentam a Catequese, por qualquer razão, se possam sentir impelidos a participar.

O esquema com os grupos de Catequese que teremos nos respetivos centros será publicada no próximo jornal, uma vez que só irá ficar definido na reunião de catequistas desta semana.

Entretanto informamos todos os pais/encarregados de educação que será obrigatório fazer a inscrição ou renovação da inscrição na nossa Catequese. Isto deverá ser feito em dois sábados: dias 21 e 28 de Setembro, no Centro Pastoral de Santa Eulália (junto à Igreja Matriz).

Aqui se fará a inscrição e/ou a renovação de todas as crianças, adolescentes e jovens independentemente dos Centros da Catequese que frequentem ou venham a frequentar. Relembramos que, à semelhança do ano anterior, pediremos a cada família, no momento da inscrição, um contributo de 10€ que ajudará as inúmeras despesas da catequese (inclui o catecismo). Estes e outros assuntos do interesse das famílias serão abordados na reunião geral de Pais que decorrerá na sexta-feira, dia 13, às 21h15, na Igreja de S. José.

351 visualizações
LINKS ÚTEIS
CONTACTOS

Residência Paroquial

Rua Dr. Maximino de Matos

Apartado 16

4820-255 Fafe

92 720 18 16

92 748 17 81

NAS REDES SOCIAIS
  • Facebook Social Icon