Catequese em Tempo de Pandemia



A catequese é acção da Igreja que cumpre a sua missão de ser continuadora da missão de Jesus Cristo: levar a Boa Nova a todos os povos. A Igreja, animada pelo Espírito Santo, conserva no seu coração, anuncia, celebra, vive e transmite o Evangelho através da catequese. O objectivo da catequese, bem o sabemos, é levar cada pessoa não só a um contacto, mas a uma comunhão e intimidade com Jesus Cristo.

Ora, os tempos de pandemia, que enfrentamos com coragem e responsabilidade, impulsionam-nos a não baixarmos os braços e a persistir nesta acção comunitária, respeitando todas as orientações e recomendações das autoridades competentes em matéria de saúde pública.

Nesse sentido, com o recurso às novas tecnologias da comunicação, tomamos a decisão, com os coordenadores da nossa catequese, de suspender a catequese presencial e demais iniciativas e celebrações a ela associadas, no terceiro período, que começaria este sábado, 18 de Abril, e se prolongaria até ao dia 20 de Junho, dia em que faríamos a Festa de Encerramento.

Significa isto que toda a nossa programação da Catequese até ao final do ano pastoral fica suspensa, incluindo as principais festas de itinerário como são a Festa da Eucaristia (Primeira Comunhão) e também a Festa de Fé (Profissão de Fé).

Todavia, esta decisão ponderada assenta na convicção de que seremos, todos juntos, capazes de viver este terceiro trimestre com criatividade e ousadia e procurando meios e modos de estarmos unidos, em rede, e neste caminho de procura e de encontro de Jesus Cristo, nosso amigo e Salvador. Confinados aos nossos lares, prosseguimos ainda com mais afinco, nestas horas difíceis, a nossa missão que é levantar-se e semear esperança.

Assim sendo, estamos em condições de propor e de pedir o empenho de todas as famílias das crianças e adolescentes da nossa catequese para conseguirmos realizar um encontro de catequese mensal numa plataforma digital, assim como, semanalmente, a vivência de algum desafio ou compromisso que advirá do contacto digital do catequista (via sms, whatsapp, email, pelas redes sociais ou outras plataformas). Todo este processo catequético excepcional não dispensa, antes pelo contrário, cada um, pessoalmente e em família, da oração e da participação na Santa Missa que transmitimos, com o auxílio da FafeTv, aos domingos às 18h.

Na incerteza que a pandemia nos faz experimentar, experimentemos também a certeza de não estarmos abandonados pelo amor de Deus. Ele capacita-nos com dons e talentos para vivermos ousada e criativamente este tempo. Por isso, vamos, juntos. Mãos à obra!


Os Párocos






LINKS ÚTEIS
CONTACTOS

Residência Paroquial

Rua Dr. Maximino de Matos

Apartado 16

4820-255 Fafe

92 720 18 16

92 748 17 81

NAS REDES SOCIAIS
  • Facebook Social Icon