Alterações: Eucaristias, Batismos, Matrimónios e Funerais

Com o evoluir da situações e das orientações diversas, somos a comunicar que nas Paróquias de Santa Eulália de Fafe e de Santa Comba de Fornelos:

1. Estão suspensas todas as celebrações eucarísticas comunitárias em todas as Igrejas e Capelas, com efeitos imediatos e até nova determinação. Porque a Eucaristia faz a Igreja, os Párocos celebrarão Missa diária, sem a participação do Povo. Nesta Missa terão presentes todas as intenções que estão marcadas e publicadas, a não ser que quem as mandou marcar peça a sua alteração. Aconselhamos que assistam à transmissão da Missa dominical, de preceito, pela televisão ou pela rádio, manifestando plena comunhão com a Igreja que celebra o memorial do Domingo e a sua «Páscoa semanal». No site da Santa Sé (www.news.va), podem acompanhar a transmissão da Missa diária do Papa. No facebook da Arquidiocese podem acompanhar a Eucaristia diária transmitida desde o Paço Arquiepiscopal, presidida por um dos nossos Bispos. No site www.paroquiadefafe.com colocaremos vários subsídios para a vivência espiritual deste tempo.

2. A celebração dos Sacramentos do Batismo e Matrimónio, já agendados, tanto quanto possível, veremos com a família o adiamento para uma data mais conveniente. Não sendo possível, serão celebrados sem a Eucaristia, e o número de presentes será estritamente reduzido ao mínimo.

3. Em relação aos funerais, segundo a nossa Arquidiocese, determina-se que os mesmos decorram segundo a modalidade “Celebração das Exéquias sem missa”, presente no Ritual das Exéquias, adaptando-se às circunstâncias do lugar e na presença apenas da família mais próxima. Nós faremos esta celebração na Capela Mortuária.

4. A Igreja Matriz e Igreja Nova de S. José estão abertas apenas para oração pessoal, pedindo a todos a devida atenção às recomendações já conhecidas e evitando as concentrações desnecessárias.

Não deixaremos de encontrar modos originais de viver e ajudar a viver esta hora. Não estamos dispensados de, em nossas casas, viver a Quaresma, celebrar a Semana Santa e saborear a Páscoa. Que Deus nos ajude!