PUBLICAÇÕES

No dia de 1 de Novembro de 1950, solenidade de Todos os Santos, a Igreja Católica definia o dogma da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, por meio da Constituição Apostólica assinada pelo Papa Pio XII. Um dia de profunda alegria em todo o mundo católico.

Nesse mesmo dia, em Fafe a alegria era ainda mais ampla, pois publicava-se pela primeira vez o Boletim Paroquial Igreja Nova, pela mão do P. Manuel Domingues Basto (Santa Cruz). Ou seja, o nosso jornal paroquial faz 69 anos de existência na próxima sexta-feira.

Desde a fundação até hoje não mais deixou de se publicar e distribuir, com a excepção de curtos tempos de férias. É, pois, motivo de profunda alegria, sobretudo para quem o assina e recebe semanalmente, mas também para aqueles que, desde a fundação e ao longo das décadas, realizam a nobre e altruísta missão de distribuidores, fazendo-o chegar à casa dos paroquianos.

Eu não conheço, por onde já passei e andei, um boletim paroquial com tal duração e longevidade.

Com esta orgulhosa efeméride paroquial iniciaremos um ano comemorativo como oportunidade e graça, para fazermos memória do passado e projectarmos o futuro, vivendo responsavelmente o tempo presente. Temos alguns sonhos e planos relacionados com estas comemorações dos 70 anos do Igreja Nova que atempadamente anunciaremos à Comunidade e à Cidade.

Por agora basta-nos a certeza de que o Boletim Paroquial de Fafe continua a ser uma mais-valia pastoral, promotor de comunhão, mesmo nestes tempos em que a evolução e invenção tecnológica e comunicacional é abundante e diversificada. A valorização da proximidade e da vizinhança, a relação pessoal, o face a face, a familiaridade que elimina qualquer isolamento e individualismo, são méritos mais que suficientes para prosseguirmos, hoje, esta obra de autêntico apostolado que atinge tão admirável longevidade.

Somos herdeiros de um grande bem. Somos todos responsáveis por continuar a fazer do Igreja Nova uma referência incontornável das publicações de cariz paroquial a nível local, regional e nacional.

P. José António Carneiro

"O Boletim tornou-se indispensável na vida da nossa comunidade paroquial.

Quis ser sempre e há-de continuar a procurar sê-lo,

uma alegre presença semanal na casa dos paroquianos;

levar às famílias uma palavra de orientação,

na denúncia do erro e do mal, sem se tornar agressivo,

e na defesa dos valores cristãos e da causa de Cristo e da Sua Igreja, nossa Mãe;

levar a todos uma palavra de informação,

indispensável na vida da comunidade servindode elo de ligação."

Palavras do Cónego Leite de Araújo, sob a epígrafe "Continuamos..."

e publicadas no Igreja Nova, nº912, 7 de Janeiro de 1979

Cónego Joaquim Leite de Araújo

40 anos a sonhar Fafe

Em Abril de 2017 a Paróquia de Santa Eulália de Fafe editou a obra: "Cónego Joaquim Leite de Araújo - 40 anos a sonhar Fafe (1952-1992)". Da autoria de Artur Coimbra e Paulo Moreira esta é uma obra sobre uma figura ímpar na vida desta comunidade paroquial e cidade de Fafe.

Disponível para aquisição no Cartório Paroquial