top of page
Sacramentos_Fundo.png

«Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão» 

II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Lumen Gentium, 11 : AAS 57 (1965) 15

Para a celebração do Sacramento da Reconciliação recomendamos que os fiéis possam articular telefonicamente com os Párocos, a fim de se salvaguardarem as condições indispensáveis para a segurança de fiéis e de ministro e, sobretudo, para a dignidade do Sacramento. Também no final da eucaristia das 9h, de segunda a sexta, entre as 9h30 e as 10h, o sacerdote que preside à Eucaristia estará disponível para este importante sacramento.

 I. Como se chama este sacramento?

1423. É chamado sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente o apelo de Jesus à conversão (4) e o esforço de regressar à casa do Pai (5) da qual o pecador se afastou pelo pecado.

É chamado sacramento da Penitência, porque consagra uma caminhada pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação por parte do cristão pecador.

1424É chamado sacramento da confissão, porque o reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento. Num sentido profundo, este sacramento é também uma «confissão», reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador.

E chamado sacramento do perdão, porque, pela absolvição sacramental do sacerdote. Deus concede ao penitente «o perdão e a paz» (6).

E chamado sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: «Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5, 20). Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: «Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão» (Mt 5, 24).

CIC

Sacramentos_logo.png
Sacramentos_titulo.png
bottom of page