Tomada de Posse do Padre Vítor Araújo. Sacerdócio Dom que se recebe, Vida que se dá

“A paz esteja convosco!”

A todos os paroquianos de Santa Eulália de Fafe e Santa Comba de Fornelos deixo aqui as minhas primeiras palavras: “A paz esteja convosco!”

Não posso deixar de agradecer ao Senhor Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, pela

confiança que em mim deposita ao nomear-me pároco destas duas comunidades paroquiais.

Nem de saudar o Sr. Padre José António Carneiro, por quem já tinha uma amizade e

estima, mas que agora se torna irmão in solidum na missão.

Para a minha vida sacerdotal escolhi como lema: Sacerdócio, dom que se recebe, vida que se dá. É assim que me quero apresentar diante de todos vós, consciente que trago em mim a responsabilidade de um dom recebido, o sacerdócio, e como resposta o desafio de entregar toda a minha vida a vós e por vós.

Chego pronto para partir, para começar a caminhar convosco. Este é o meu principal

objetivo: caminhar convosco! Permitis que entre no vosso caminho?

Chego com humildade para aprender, com disponibilidade para servir, com fé para

celebrar, com esperança para partilhar e com caridade para amar.

Quero ser no vosso meio sinal de Cristo, alegre, acolhedor e desafiador.

Por último, nestas palavras que são as primeiras, um pedido. Rezem por mim para que com a ajuda de Deus possa ser fiel ao Ministério Sacerdotal no vosso meio.

Pe. Vítor Manuel Costa Araújo

Vale (São Martinho), Vila Nova de Famalicão