Procissão dos Passos

Uma tarde cheia de sol permitiu que a Cidade de Fafe, no domingo, dia 24 de Março, se enchesse e se engalanasse para assistir a uma grandiosa Procissão dos Santos Passos, organizada pela Paróquia de Santa Eulália de Fafe, com o especial empenho e labor da Confraria do Santíssimo Sacramento. Na saudação inicial às centenas de pessoas que compunham a procissão e às centenas que assistiam, junto à Igreja Matriz, o P. José António Carneiro começou por agradecer ao céu o sol que aqueceu e alegrou, permitindo, como disse, "realizar em Fafe a segunda edição desta procissão, mas a primeira com sol e sem chuva".

Os três sermões da tarde estiveram a cargo do Reverendo Padre Francisco Carreira, Pároco de Santo Adrião e Brufe, em Vila Nova de Famalicão, que com a beleza e a profecia da palavra partilhada, desafiou a todos a tomar parte "de corpo de alma" na procissão, caminhando e contemplando o amor de Deus, revelado na Cruz de Cristo, um "livro que requer que seja aberto e lido por todos". 

Debaixo do pálio com o Santo Lenho, o Con. Valdemar Gonçalves, vigário geral da Arquidiocese de Braga, acolitado por Diáconos, presidiu à Procissão, que contou com a presença de quatro seminaristas maiores.  

Para lá da GNR a Cavalo, da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Fafe e da Banda de Música de Revelhe, alinhados pelos dirigentes escutistas, pelos coordenadores da catequese, pelos membros da Confraria do Santíssimo e pelo Pe. Vítor Araújo, centenas de pessoas da Paróquia de Fafe e de Fornelos compuseram a procissão. De destacar a presença dos dois agrupamentos de escuteiros, das mais de 300 crianças da catequese que compuseram 38 quadros bíblicos, assim como a Cruz Paroquial, as tradicionais bandeiras processionais e ainda os andores com a imagem do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora da Soledade, que no adro da Igreja Nova proporcionaram o sempre emocionante Encontro de Jesus com sua Mãe, seguindo-se o tradicional Canto da Verónica.   

Com uma grande adesão de fafenses e não só que assistiam nas ruas da Cidade, a Procissão fez, pela primeira vez, o percurso inteiro, entre a Igreja Matriz e a Igreja Nova, regressando de novo, à Igreja Matriz onde se conclui com a bênção final. 

Uma experiência repetida e a repetir, plena de significado, de beleza e de encanto, de fé e de esperança, uma autêntica catequese vivida na rua, que a todos encheu o coração e, com certeza, dispôs a continuar o caminho de Jesus e com Jesus, rumo à Páscoa da Salvação. 

Obrigado


Queremos agradecer a todos, dos mais pequenos aos mais velhos, de Fafe e de Fornelos, aos movimentos e organismos pastorais paroquiais, leigos ou clérigos, e às instituições parceiras que connosco colaboram. Foi uma experiência repetida e a repetir que a todos encheu o coração e, com certeza, dispôs a continuar o caminho de Jesus e com Jesus, rumo à Páscoa da Salvação.

Os Párocos



103 visualizações
LINKS ÚTEIS
CONTACTOS

Residência Paroquial

Rua Dr. Maximino de Matos

Apartado 16

4820-255 Fafe

92 720 18 16

92 748 17 81

NAS REDES SOCIAIS
  • Facebook Social Icon