D. José Cordeiro e D. Nuno Almeida atentos às encruzilhadas das pessoas

Mensagem para a Quaresma e Páscoa 2022

Intitulada “Toda a nossa glória está na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo!”, a mensagem para o tempo litúrgico da Quaresma e Páscoa é a primeira comunicação de D. José Cordeiro, enquanto arcebispo de Braga, que assina juntamente com o seu bispo auxiliar, D. Nuno Almeida.

Volvidos apenas alguns dias após a receção ao novo arcebispo, os cristãos da Arquidiocese de Braga acolhem uma mensagem que apela à centralidade do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, como força motriz para a vivência cristã da sinodalidade e da caridade. Este texto, escrito a quatro mãos, qual verdadeiro processo sinodal na sua raiz, manifesta a atenção dos prelados bracarenses às situações concretas das famílias, dos jovens, dos frágeis, da Igreja e das mais diversas periferias existenciais, que experimentam a exigência das encruzilhadas da vida, apelando à configuração de cada pessoa e de cada comunidade com a Cruz do Senhor.

Como concretização deste percurso quaresmal e pascal, suscitam nos diocesanos o desejo não só de partilharem o Contributo Penitencial com o “Fundo Partilhar com Esperança” e a “Missão em Pemba” (Moçambique), mas também de viverem as propostas que o Departamento Arquidiocesano para a Liturgia lança para este percurso, com a caminhada “Ponto Cruz”.

Todo este caminho é confiado à proteção de Santa Maria de Braga e dos santos padroeiros, com votos de bom caminho quaresmal e de uma santa Páscoa.

Leia a mensagem:

Ponto_CRUZ_01(mensagem)_pag_esp